9.2.07

Coisa boa


Não há certeza quanto ao significado da palavra “Maracatu”. Alguns pesquisadores acreditam que esta palavra é de origem indígena, com o seguinte significado: Maracá = instrumento musical / Catu = bom, bonito. Já outra corrente de pesquisadores acredita que o nome Maracatu deriva da dança dos bondes de Luanda. Há ainda pesquisadores que atribuem à palavra o significado de bagunça.

De origem africana, mas com a influência de elementos indígenas e portugueses, o maracatu tinha no passado uma característica altamente religiosa, pois celebrava as antigas festas coloniais de Coroação dos Reis Negros - eleitos pelos escravos com a função simbólica de líder. Hoje, porém, o ritual está mais voltado para o divertimento carnavalesco. Toda Nação de Candomblé e toda Nação de Maracatu é regida por um Santo (Orixá).

A boneca usada nos cortejos chama-se Calunga, ela encarna a divindade dos orixás, recebendo em sua cabeça os axés e a veneração do grupo. A música vocal denomina-se toada e inclui versos com procedência africana. Seu início e fim são determinados pelo som de um apito. O tirador de loas é o cantador das toadas, a quem os integrantes respondem ou repetem comandos. O instrumental, cuja execução se denomina toque, é constituído pelo gonguê, tarol, caixa de guerra e zabumbas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mar-a-cat-ú // Mara-ca-tu
origem inglesa// Gíria brasileira

Mar // Mara (mulher)
ei(psiu) // cã(cachorra,vadia)
gato // tu ( você)
você (you)

1- Você chama o gato para o mar
2- Você é uma vadia como a Mara

Anônimo disse...

ETA COISA BÔA!